sábado, 28 de agosto de 2010

Colette: Le Blé En Herbe

1923, Éditions Ferenczi. Capa de Jacques Cura, ilustrações de Clément Serveau.

Poemas de Goethe e Oito Sonetos a Orfeu de Rilke

Traduções de Yvette K. Centeno e Nuno Lobo Salgueiro. 1990, publicações Dom Quixote, colecção Aprendiz de Feiticeiro. Capa de Armando Alves, desenho hors-texte de Rosa Ramos.

Selma Lagerlöf: A Lenda de Gösta Berling

Tradução de Salvador Saboya. 1955, editorial Minerva. Capa não creditada.

Maria Gabriela Llansol: A Restante Vida

seguido de "O Pensamento de Algumas Imagens" e de um posfácio de José Augusto Mourão. 2a. edição Relógio d´Água, 2001. Capa de Fernando Mateus sobre gravura de Goya.

Luísa Dacosta: Natal com Aleluia

agrupa "Os Magos Que Não Chegaram a Belém" e "Aleluia, Na Manhã". 2a. edição 2002, edições Asa, colecção Obras Completas de Luísa Dacosta. Capa de Armando Alves e ilustrações de Maria Mendes e Jorge Pinheiro.

August Strindberg: O Pária

Tradução e notas de Luiz Francisco Rebello. Sem data, edições Tempo, colecção de Teatro. Capa não creditada.

Carlos de Oliveira: Finisterra, Paisagem e Povoamento

2a edição 1979, Livraria Sá da Costa. Capa de Sebastião Rodrigues.

Blaise Cendrars: Rum

Tradução de Eduardo Valente da Fonseca. 2ª edição, sem data, Editores Associados, colecção Unibolso. Capa de Luiz Duran.




Leopold de Sacher-Masoch: A Vénus de Kazabaïka

Tradução de Ana Hatherly. Prefácios de Ana Hatherly e Júlio Moreira. 2ª edição, 1994, Relógio d´Água, colecção Clássicos. Capa de Fernando Mateus sobre pintura de Ticiano.

Colette: A Gata

Tradução de João B. Viegas. 1959, editorial Estúdios Cor, colecção Latitude. Capa de Paulo-Guilherme.

Rainer Maria Rilke: Poemas; As Elegias de Duino e Sonetos a Orfeu

Prefácios, selecção e tradução de Paulo Quintela. 2a. edição, 1983, edições O Oiro do Dia, colecção As Mãos e os Frutos. Capa de Armando Alves sobre desenho de Manuel Ribeiro de Pavia.

O Surrealismo na Poesia Portuguesa

Organização, prefácio e notas de Natália Correia. 1973, publicações Europa-América, colecção Estudos e Documentos, série Antologias. Capa dos estúdios da editora sobre pintura de Vespeira.

Katherine Mansfield: Diário

Tradução de Fernanda de Castro. 1944, Livraria Tavares Martins, colecção Contemporâneos, série B. Capa de Manuel Lapa.

Italo Calvino: O Visconde Cortado ao Meio

Tradução de José Manuel Calafete. Sem data, Portugália editora, colecção O Livro de Bolso. Capa de João da Câmara Leme.

Paul Éluard: Antologia

Selecção, tradução e apresentação de António Ramos Rosa. Sem data, edições Tempo, colecção Tempo de Poesia. Capa não creditada.


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Maria Gabriela Llansol: Na Casa de Julho e Agosto

1984, edições Afrontamento, colecção Contradizeres. Capa de João Botelho.

Miguel Torga: Poesia Completa

1928-1993. 2000, publicações Dom Quixote. Capa de Henrique Cayatte.

Marguerite Duras: A Amante Inglesa

Tradução de Maria Filipe Palma-Ferreira. 1969, publicações Europa-América, colecção Nova Literatura. Capa dos estúdios da editora.

Luísa Dacosta: De Mãos Dadas Estrada Fora...

2a. edição, agrupando os dois volumes previamente editados em separado. 2002, edições Asa, colecção Obras Completas de Luísa Dacosta. Capa de Armando Alves, desenho de Jorge Pinheiro.

Rosa do Mundo

2001 Poemas Para o Futuro. Oragnização de Manuela Correia. Edição Assírio e Alvim. Capa de Manuel Rosa.

Rainer Maria Rilke: Apaixonadamente

Tradução de António M. Gonçalves. 1995, Colares editora. Capa de João Pedro Cochofel.

Florbela Espanca: Poesia Completa

Organização e notas de Rui Guedes. 1994, Bertrand editora. Capa de Fernando Felgueiras.

Maria Gabriela Llansol: Depois de Os Pregos na Erva

Dez Anos de Escrita: E Que Não Escrevia; Um Texto Decadente; O Estorvo. 1973, edições Afrontamento, colecção Contradizeres. Capa não creditada.


Sophia de Mello Breyner Andresen: Histórias da Terra e do Mar

8a. edição, 1994. Texto editora. Capa de Alexandr Borisowitch Mihaltchuk.


Sonetos de Luís de Camões

escolhidos por Eugénio de Andrade. 2000, edição Assírio e Alvim, colecção Grãos de Pólen. Capa não creditada.

António Maria Lisboa: Erro Próprio

seguido de Operação do Sol e de Alguns Personagens. Prefácio de Mário Cesariny de Vasconcelos. 1962, Guimarães editores, colecção Ideia Nova. Capa não creditada.


Pedro Tamen: Retábulo das Matérias

Poesia Reunida 1956-2001. 2001, edição Gótica. Capa de Rogério Petinga sobre guache de Patrick Heron

Luísa Dacosta: Infância e Palavra

2002, Edição Asa, Colecção Pequeno Formato. Capa de Armando Alves, desenho hors-texte de Júlio Resende.

Fernando Luís: Conspirador Celeste

1983, publicações Dom Quixote, colecção Poesia Século XX. Capa de Fernando Felgueiras.

Fernando Assis Pacheco: A Musa Irregular

1991, edição Hiena. Capa de Rui André Delídia.

Hermann Hesse: Narciso e Goldmundo

Tradução de Manuela de Sousa Marques. 1956, edição Guimarães, colecção Obras Primas Contemporâneas. Capa não creditada.

Maria Gabriela Llansol: A Restante Vida

1982, edições Afrontamento, colecção Contradizeres. Capa de João Botelho.

Ilse Losa: Ida e Volta, À Procura de Babbitt

2a. edição, 1993. Edições Afrontamento, colecção Fixões. Capa de Ângela Melo.

António José Forte: Caligrafia Ardente

1987, edição Hiena. Capa de Augusto T. Dias.

Cesare Pavese: A Praia

Tradução de Alfredo Margarido. Sem data, Portugália editora, colecção O Livro de Bolso. Capa de António Charrua.

Luísa Dacosta: A Maresia e o Sargaço dos Dias

2002, edição Asa, colecção Obras Completas de Luísa Dacosta. Capa de Armando Alves, desenho de Margarida Santos.

Italo Calvino: O Cavaleiro Inexistente

Tradução de Herberto Helder e Fernanda Ribeiro. 1965, Portugália editora, colecção O Livro de Bolso. Capa de João da Câmara Leme.

Baptista-Bastos: O Secreto Adeus

1963, Portugália editora, colecção Novos, série Romancistas. Capa de João da Câmara Leme.

Maria Gabriela Llansol: Os Cantores de Leitura

2007, edição Assírio e Alvim, colecção Arrábido. Capa sobre fotografia de Maria Etelvina Santos.

Olga Gonçalves: Três Poetas

1980, edição O Oiro do Dia, colecção O Oiro do Dia. Capa de Armando Alves e desenhos hors-texte de Ana Vieira e Eduardo Nery.